Recife Rock!

Quatrocantos.comLendas e folclore da Internet. As pulhas virtuais.

Desvendando lendas, hoaxes e mitos da Internet desde 1999. Lendas urbanas, pulhas virtuais, boatos, desinformação, teorias conspiratórias, mentiras, vírus, cavalos de troia, golpes e muitas outras coisas que vagam pela Internet.

Fale com a gente

45


Mais lendas

Índice alfabético
Índice cronológico


Anedotas
Animais
Astros
Auto-ajuda
BBB com vírus
Bancos
Cartas da Nigéria
Cavalos de tróia

Desastres
Dia Nacional
Drogas
Empresas
Falsos prêmios
Falsos vírus
Filhotes
Fotos & vídeos

Golpes
Golpe do emprego
(job scam)
Golpe do namoro
(romance scam)
Golpe nigeriano
(nigerian scam)
Lendas & empresas
Lendas urbanas
Loterias fajutas

Marketing viral
Meias-verdades
Microondas
Nostradamus

Pequenos golpes, grandes pilantras
Política & desinformação
Pulhas virtuais
Receita Federal
Reenvio
Religiões

Saúde
Sobrenatural
Telefone celular
Teorias conspiratórias
Trojans & golpes
Verdades
Vídeos & fotos

Identificação de pulhas
Lendas urbanas -1
Pulhas virtuais -1

Agulha

Lenda urbana

Agulha infectada com AIDS.
Usuários do Metrô: ATENÇÃO!!!

Uma das lendas urbanas mais atemorizantes é a da seringa infectada com o vírus da AIDS. Essa lenda existe em várias versões e diversos idiomas e percorre a Internet desde 1997.

As cidades e as circunstâncias onde teriam ocorrido os supostos ataques são as mais diversas e mudam segundo o idioma e a versão. Um cinema em Dallas no Texas, outro em Denver, no Colorado. Em Escondido, Califórnia, um estudante teria sido atacado numa boate.

Outras cidades como Toronto, Vancouver e Montreal no Canadá; San Diego, Oakland, Seattle, Nova Iorque e Filadélfia nos EUA; Bombaim, na Índia; Paris e Issy-Les-Moulineaux na França; Cidade do México e São Paulo também são mencionadas. Algumas vezes, a mensagem é mais imprecisa e fala na Inglaterra, Havaí, Austrália, Equador e Alemanha sem dizer o nome da cidade onde teria ocorrido o suposto atentado.

O texto da mensagem contida num pedaço de papel deixado com vítima é quase sempre o mesmo: "Bem vindo ao mundo da AIDS" (sic).

"Onde há fumaça, há fogo" diz um ditado popular. Se as mensagens são a fumaça, onde está o fogo?

Verdade: em dezembro de 1996, no estado de Louisiana - EUA um homem sentou numa agulha que estava na cadeira de um teatro ou cinema. No entanto, não havia nenhum bilhete nem tampouco o homem contraiu o vírus da AIDS. (1)

Verdade: em 1939, na cidade de Nova Orleans - EUA surgiu um boato, talvez o precursor dessa lenda. Recomendava-se às garotas para terem cuidado com o Homem da Agulha. Esse monstro entrava no cinema sempre acompanhado de um ou de uma ajudante. Essa dupla de monstros procurava uma jovem sozinha de modo que as duas poltronas à direita e à esquerda dela estivessem vazias.

Cada um dos monstros sentava de um lado da vítima e um deles aplicava uma injeção de morfina na jovem desprevenida. Quando a pobre jovem pegava no sono, ela era retirada do cinema e, a partir daí, jamais se tinha notícia dela. Ninguém tinha notícia dela, mas todos sabiam que ela havia sido levada para a vida. Para a chamada vida fácil ou de vergonha, seguida por muitas mulheres. (Que tragédia! :((( (1)

Verdade: na Austrália, em 1990, um prisioneiro portador do vírus da AIDS atacou um guarda com uma seringa infectada. O guarda foi contaminado e morreu sete anos depois do ataque. (1)

Verdade: em junho de 2002, foi preso na cidade de Porto Alegre - RS Anderson Luís Trescastro Miranda. Ele foi acusado de usar seringas para atacar mulheres. Veja algumas notícias sobre os ataques.

Segundo o ClicRbs em maio de 2001:

Polícia procura outro suspeito de atacar mulheres com seringa na Capital

[Miranda] disse que agia sob efeito de drogas e que começou a picar mulheres para se vingar de uma pessoa que teria lhe transmitido Aids.
...
Miranda afirmou que nenhum líquido era injetado nas vítimas.


Segundo a Redação Terra:

Decretada a prisão preventiva do maníaco da seringa

"... Miranda [ ] confessou ter atacado nove mulheres com uma seringa no Centro de Porto Alegre. Trescastro é portador do vírus da AIDS (HIV) e alegou que cometia os crimes por vingança."

 

Segundo o Diário de Pernambuco,

Maníacos espetam agulha em mulheres.

[Miranda] justifica suas atitudes por um desejo de vingança. Ele contraiu AIDS de uma mulher.
...
Para alívio das suas vítimas, Miranda garantiu que as seringas que usou não estavam infectadas."

 

A mensagem que circula aqui pelo Brasil fala de supostos casos de agressão ocorridos no Metrô de São Paulo. Ela pede para as pessoas enviarem mensagem para a Ouvidoria do Metrô prestando informações que possam ajudar a encontrar o contaminador.

Quem acredita nessa história mal contada e envia mensagem à ouvidoria do Metrô recebe uma resposta dizendo o óbvio: não existe nada disso. É tudo mentira.

Como eles são muito educados eles não dizem isso assim de uma forma tão direta: É MENTIRA! Eles dizem:

"A mensagem que está sendo veiculada não tem fundamento e, salvo melhor juízo, deve ser fruto de alguma mente insana que se diverte causando pânico nas pessoas."

A linguagem imprecisa da mensagem da agulha infectada é um forte indício de que tudo não passa de uma história sem pé nem cabeça. "Segundo fontes..." dizem os autores. Quais fontes? Quem forneceu essas informações? Quando? É impossível buscar a confirmação de qualquer dado contido na mensagem.

Mais adiante, dizem sobre um dos suspeitos: "Sua compleição física é a de um rapaz de estatura mediana, cabelos crespos e nariz arredondado (formato de batata), sua pele é morena escura." Pelo menos metade do Brasil se enquadra na descrição do suspeito. Só faltou completar: usa bermuda e sandália havaiana.

Como se nada disso bastasse para caracterizar a mensagem como uma lenda para amedrontar incautos e incautas há a frase "Por favor, divulguem este comunicado ao maior número de pessoas possível".

Uma versão dessa lenda fala de uma pessoa que foi ao cinema e, ao sentar, sentiu um espetadela nas partes. Foi ver o que era. Era uma seringa com um bilhete: "Bem vindo ao mundo da AIDS". Uma variante fala de uma pessoa que teria sido picada por um espectador sentado na fila de trás.

Mais versões de agulhas infectadas:

* na caixa coletora de ficha ou de moeda de telefone público;
* em lata de refrigerante;
* em manopla de bomba de gasolina;
* em máquina de vender refrigerantes em lata.

Em novembro de 2002, circulou uma versão atribuindo à UNICAMP a distribuição de um aviso sobre a ocorrência de acidentes desse tipo.

Mais sobre o tema em (1) Pin pricks attacks.

Versão de abril de 2007 menciona "Novo método de transmição (sic) de HIV".

Veja versão indiana menciona a cidade de Chennai.

A Lyon, dans une boîte de nuit, (Titan), des personnes ont eu une aiguille plantée dans le bras par un gars rigolant leur disant ' ça y est t' es avec nous, t' as le SIDA'.
Ceci s' est passé à Paris.


Há algumas décadas, essa lenda apareceu em Olinda - PE, durante o carnaval. Segundo contavam, loura exuberante saía pelas ladeiras da cidade com seringa infectada. Ela dava um espetada no folião descuidado e falava algo como "agora você está com aids". Nunca localizaram nem a loura nem tampouco nenhuma de suas vítimas. Mas que a história assustou, assustou,

Os leitores comentam.

Texto de uma das mensagens.

Assunto: Usuários do Metrô - ATENÇÃO!!!

Uma nova onda de violência está se alastrando de forma assustadora e incontrolada, um procedimento quase impossível de se evitar e, simplesmente letal.

Três pessoas transtornadas e desesperadas e, sem amor ao próximo, que estão infectadas com o vírus da AIDS estão agindo no Metrô de São Paulo de forma muito cruel, elas resolveram se vingar da população paulistana usando seringas com sangue contaminado e aplicando em pessoas indefesas no meio do tumulto do entra e sai do Metrô.

Segundo fontes, já foram registrados 06 (seis) casos de contaminação, sendo: 01 na linha Norte-Sul, 03 na linha Paulista e 02 na estação Sé (linha Leste-Oeste). Os ataques sempre ocorrem no momento do desembarque e, preferencialmente no horário de pico.

Infelizmente não temos muito como nos defender, entretanto, basta olharmos com muita cautela e tentar perceber algo estranho.

Uma medida imediata tomada por iniciativa da segurança do próprio Metrô é a disponibilização de seguranças a "paisana", contratados somente para esse fim, eles circulam em períodos de maior movimentação para possível identificação daqueles elementos.

Uma das pessoas foi filmada e o cartaz está disponível no mural de diversas estações de Metrô com o título "Procurado pela Justiça". Sua compleição física é a de um rapaz de estatura mediana, cabelos crespos e nariz arredondado (formato de batata), sua pele é morena escura. A característica comum é que ele sempre usa uma jaqueta marrom onde uma pequena seringa está preparada para a injeção.

As vítimas relataram que a picada é dada na região lombar, um pouco acima das nádegas, o que leva a crer, segundo os investigadores de polícia, que as pessoas tem conhecimento ou foram informadas do procedimento farmacêutico para aplicar uma injeção de modo satisfatório, ou seja, que não causam dor.

Caso você possua alguma informação que possa ajudar, entre em contato com o Metrô pelo e-mail: metro @ .......(segue o e-mail do Metrô).

Por favor, divulguem este comunicado ao maior número de pessoas possível. OBS.: Como bem sabemos o Metrô não tem como hábito divulgar os acidentes, então precisamos estar atentos, neste caso, vamos criar uma malha de informações, caso tenha alguma informação, além de enviar ao Metrô, envie-nos também pelo e-mail: .......

Preocupados e agradecidos pela atenção.

O responsável pela bobagem, ou pelo menos pela mensagem, é uma organização de combate à violência de uma universidade situada na cidade de São Paulo.


Versão de abril de 2007 (sem correções).

Subject: Novo método de transmição de HIV

O alerta relata ocorrências recentes em Paris. Algumas semanas atrás, num teatro, uma pessoa sentiu algo cutucando no seu assento. Quando se levantou viu que era uma agulha onde ressaltava uma pequena nota: "Você acaba de ser infectado com HIV".

O Centro de Controle de Doenças (em Paris) já havia informado igualmente sobre muitos casos semelhantes ocorridos em muitas outras cidades. Todos os testes destas agulhas resultaram Positivos em HIV.

O Centro também relatou que foram achadas outras agulhas em caixas 24 horas e outras máquinas bancárias públicas.

Nós pedimos para todos usarem de precaução extrema, inspecionando cautelosamente assentos antes de utilizá-los (de rodoviárias, bancos, teatros, cinemas, ônibus e aviões - por exemplo), assim como com os equipamentos de caixas 24hs e demais locais onde agulhas possam ser introduzidas e isso possa ocorrer.

Além disso, é importante que cada um de nós passe esta mensagem para todos os nossos familiares, amigos e conhecidos sobre este perigo.

 

Versão de junho de 2007

Sent: Wednesday, June 27, 2007 8:07 PM
Subject: Novo método de transmitir HIV

Esta mensagem me foi enviada por outros amigos que, tal como eu, se sentiram preocupados ao recebê-la. É de fato, bastante chocante como as coisas têm acontecido ultimamente. Isto faz pensar que este mundo se aproxime cada vez mais rápido do seu fim.

Ganhe alguns minutos para dar uma olhadela nesta mensagem. Se for útil para você, por favor, aconselhe também os outros. É bastante preocupante.Isto acabou de acontecer recentemente e pode voltar a acontecer em outros lugares.

Algumas semanas atrás, num teatro, uma pessoa sentiu algo "cutucando" no seu assento. Quando se levantou, notou que era uma agulha e ressaltava uma pequena informação: "Bem-vindo a Família HIV".

O Centro de Controle de doenças já havia informado igualmente sobre muitos casos semelhantes ocorridos em muitas outras cidades. Todos os testes dessas agulhas, deram Positivo em HIV.

O Centro também relatou que foram achadas outras agulhas em caixas 24 horas em outras máquinas bancárias públicas. Nós pedimos para todo mundo usar de precaução extrema, quando enfrentar este tipo de situação. Todos os assentos públicos devem ser inspecionados com a maior vigilância e devemos estar acautelados antes de usá-los.

Recomenda-se uma boa e cuidadosa inspeção visual. Além disso, é importante que cada um de nós passe esta mensagem para todos os nossos familiares, amigos e conhecidos sobre este perigo potencial.

Recentemente, um doutor narrou um exemplo, um pouco semelhante, que aconteceu com um dos seus pacientes no cinema; uma menina jovem, comprometida e prestes a se casar em poucos meses, foi "picada" enquanto via um filme no cinema... Na etiqueta que vinha com a agulha estava uma mensagem escrita: "Bem-vindo a Família HIV".

Então pessoal, cuidado e divulguem!


Versão de abril de 2011.

Enviadas: Sexta-feira, 29 de Abril de 2011 15:16
Assunto: Novo método de Transmitir HIV IMPORTANTE

Novo método de transmitir HIV

Algumas semanas atrás, num teatro, uma pessoa sentiu algo cutucando no seu assento.

Quando se levantou viu que era uma agulha onde ressaltava uma pequena nota: 'Você acaba de ser infectado com HIV'.

O Centro de Controle de doenças (em Paris) já havia informado igualmente sobre muitos casos semelhantes ocorridos em muitas outras cidades.

Todos os testes destas agulhas deram Positivos em HIV.

O Centro também relatou que foram achadas outras agulhas em caixas 24 horas e outras máquinas bancárias públicas.

Nós pedimos para todo mundo usar de precaução extrema quando enfrentar este tipo de situação.

Todos os assentos públicos devem ser inspecionados com a maior vigilância e devemos estar acautelados antes de usá-los.

Recomenda-se uma boa e cuidadosa inspeção visual.

Além disso, é importante que cada um de nós passe esta mensagem para todos os nossos familiares, amigos e conhecidos sobre este perigo potencial.

Recentemente, um doutor narrou um exemplo um pouco semelhante que aconteceu com um dos seus pacientes no Cinema de Priya em Delhi.

Uma menina jovem, comprometida e prestes a se casar em poucos meses, foi picada enquanto via um filme no cinema..

Na etiqueta que vinha com a agulha estava uma mensagem escrita: 'Bem-vindo ao Mundo da Família HIV'.

Os doutores ainda falaram para a família que levaria aproximadamente 6 meses antes do vírus se tornar forte o bastante para ir danificando o sistema imunológico, e que ela teria ainda uma vida saudável e poderia sobreviver aproximadamente 5-6 anos ou até mais.

Mesmo assim, a menina morreu em 4 meses, talvez mais por causa do 'pensamento e do choque'.
Portanto, todos nós temos devemos ter bastante cuidado dos lugares públicos, e pedir , que Deus nos ajude!

Por enquanto, pense em salvar uma vida remetendo esta mensagem a todos que lhe são queridos.

{Por favor, leve alguns segundos do seu tempo para poder ajudar a quem quer que seja.}

 

English version.

Rachel
Taiwan

 

Mensagens que tratam de assuntos relacionados com a saúde.

Sempre que se tratar de assunto relacionado com a saúde, sua ou de sua família, não vá na conversa de spammer nem de mensagem sem a origem e a autoria conhecidas. Procure o seu médico. Ele vai dar a orientação adequada.

- Ímãs decorativos na geladeira, ímans no frigorífico: causam câncer?
- Sutiã causa câncer de mama: pseudociência ou enganação?
- Penis captivus
- Achatina fulica, os caramujos africanos: ameaça ou oportunidade?
- Suco de limão com bicarbonato de sódio cura o câncer?
- Água de microondas faz mal às plantas e às pessoas?
- Patrícia Pillar está com com câncer nos ossos?
- Um peixe chamado panga: o Pangasius hypophthalmus. Perigo para a saúde?
- Lentes de contato: calor pode provocar cegueira?
- AVC - Acidente vascular cerebral, derrame: novo sinal? Ponha a língua pra fora
- Farinha de trigo no tratamento de queimadura?
- A morte de Nicole Dishuk
- Prata: esvaindo sua energia vital?
- Paracetamol: veneno indicado pelo Ministério da Saúde?
- Carambola mata?!
- Pedido de ajuda para criança com Epidermólise Bolhosa Distrófica Recessiva: Amanda ou Raissa?
- Yasmin: anticoncepcional perigoso?
- Acidente vascular cerebral - AVC. A agulha que salva?
- Clara de ovo no tratamento de queimadura
- Bicarbonato de sódio cura o câncer? A fraude do doutor Tullio Simoncini
- Ar condicionado no carro causa câncer?
- Motivos para não tomar a vacina contra a gripe H1N1
- Dia Nacional de Combate e Prevenção ao Escalpelamento: 28 de agosto
- Evite sandálias havaianas chinesas
- Camarão e vitamina C: mistura mortal?
- Evite comer asa de frango: ela contém hormônio
- UNIMED atesta que recipientes plásticos no forno de microondas liberam dioxinas cancerígenas?
- Activia™: verdades e mentiras sobre o iogurte
- Tratamento alternativo: como matar o câncer
- Gripe H1N1: conversa em chat cita Unimed e é boato alarmista
- Chineses usam preservativos na fabricação de elástico para cabelo?
- Cuidado com o feijão
- Própolis contra a dengue
- Vinagre contra dengue
- Utilidade pública: Red Bull dá asas para o além?
- Infarto cerebral, derrame, acidente vascular cerebral
- Coca Cola e Mentos: mistura explosiva?
- Alerta geral. Fanta Uva
- A doença de Paget
- Batom com chumbo dá câncer
- Litoral paulista em alerta.
- A proibição da fenilpropanolamina
- Alerta às mulheres: absorventes íntimos
- Chá de graviola combate o câncer
- Como sobreviver a um ataque cardíaco
- Chá de cravo de defunto no combate à dengue
- Misturar refrigerante cola com limão faz mal à saúde
- Kuat: o guaraná que causa câncer
- Sobram córneas no Hospital de Sorocaba
- Dolly: o guaraná que causa câncer
- Aspartame
- Recipientes plásticos no forno de microondas liberam dioxinas?
- LSS no xampu causa câncer
- Desodorante antiperspirante é a principal causa de câncer de mama

Veja também: Alerta aos consumidores para a venda de medicamentos pela internet (ANVISA)


Siga pulhas virtuais no Twitter


Serviço
Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos
Netiqueta


Dicas
Arquitetando
Coelhos e coelhinhos
Deixando Rastros
Guia do rock!
Refletindo

Antispam   Arquitetura on-line   Barcos à venda   Bandeiras dos estados brasileiros   Brasões dos estados do Brasil   Campo Formoso, terra de esmeraldas   Carnaval de Olinda   Jóias em prata   Imagens do Brasil
Lendas e folclore da Internet, as pulhas virtuais

Minerais
  Pedras preciosas   Vídeos   Sisal   Home
Todos os Direitos Reservados. Copyright Gevilacio Aguiar Coelho de Moura © 1999 - 2015. Quatrocantos.com, Quatrocantos.net.br. Reprodução permitida desde que informado o endereço (URL) desta página. As lendas, os boatos, os falsos vírus, golpes e histórias semelhantes são aqui divulgados da forma como chegam às nossas caixas de correio e não somos responsáveis pelo seu conteúdo nem tampouco por eventuais consequências da divulgação ou do seu uso indevido. Ajude a manter a Internet livre de spam, de boatos e de golpes: envie o URL desta página para quem enviou mensagem contendo a lenda aqui mencionada.