| Meia verdade. Lâmpadas fluorescentes compactas - LFC quebradas e os riscos para a saúde e o meio ambienteComeçando pelo começo, conforme recomendaria o sábio conselheiro Acácio.
Segundo a mensagem, SÓ É DE LAMENTAR NÃO SER O NOSSO MINISTÉRIO A FAZER O ALERTA.
Não é bem assim.
Vários organismos públicos brasileiros têm se preocupado com o descarte de lixo contaminante, particularmente aqueles que contêm mercúrio, como as lâmpadas fluorescentes. Veja legislação e documentos emitidos por algumas entidades:
A questão do mercúrio em lâmpadas fluorescentes (SBQ - Sociedade Brasileira de Química).
Proposta para o gerenciamento dos resíduos de lâmpadas fluorescentes (Comlurb - Rio de Janeiro).
Lâmpadas fluorescentes terão destinação ambiental correta (São Paulo).
GOVERNADOR REGULAMENTA LEI SOBRE DESCARTE DE LÂMPADA FLUORESCENTE (Rio de Janeiro)
Manual de Descarte de Lâmpadas de Iluminação Pública (Eletrobrás).
Serviços Urbanos faz o descarte de lâmpadas fluorescentes (Uberlândia - MG).
Gerenciamento dos resíduos dos serviços de saúde (ANVISA)
O que é indispensável é que cada cidadão cobre da administração do município ações efetivas para o recolhimento do lixo contaminante, não somente de lâmpadas como também de resíduos hospitalares.
Continuando.
Há discrepância entre o conteúdo da mensagem e o aviso supostamente emitido pelo DEFRA - Department for Environment, Food and Rural Affairs do Reino Unido e quem visitar a página do DEFRA não vai encontrar o tal aviso.
Página da Health Protection Agency, também do Reino Unido, contém alertas sobre o manuseio de lâmpadas fluorescentes compactas - LFC. Esses alertas são menos dramáticos do que os divulgados pela mensagem.
A mensagem é redigida de forma um tanto atravessada e não corresponde ao aviso (Warning) em inglês. Nele, há referência ao saite árabe Waqarat.net que parece ter divulgado o alerta.
Verdades:
- o mercúrio é prejudicial à saúde e ao meio ambiente;
- uma lâmpada fluorescente compacta contém de 4 a 5 mg de mercúrio. Alguns modelos mais recentes reduziram o conteúdo de mercúrio a pouco menos de 2 mg por lâmpada;
- enquanto intacta, esse tipo de lâmpada não oferece nenhum risco à saúde das pessoas;
- quando o bulbo é quebrado a quantidade liberada de mercúrio é muito pequena e não oferece riscos à saúde. Mesmo assim, cuidados devem ser tomados para recolher os pedaços de vidro espalhados pelo chão;
- grande quantidade de lâmpadas fluorescentes compactas lançadas no lixo aumenta o risco de contaminação do meio ambiente;
- vários países têm incentivado a troca de lâmpadas incandescentes por lâmpadas compactas e a fabricação dos modelos com mais de 100 W da lâmpada incandescente tradicional vem sendo interrompida.
Apesar do baixo risco de contaminação por conta de uma ou outra lâmpada de uso doméstico quebrada não se deve esquecer o célebre adágio: cautela e caldo de galinha jamais fizeram mal a ninguém.
O artigo intitulado Lâmpadas fluorescentes informa que se deve usar aspirador para retirar os resíduos da lâmpada quebrada, atitude condenada por outros especialistas.
Mais lâmpadas, mercúrio e recicláveis.
Compact fluorescent lights (CFLs) and mercury (Em dezembro de 2007, foi assinada lei que proíbe o uso de lâmpadas convencionais de 100W nos Estados Unidos. A lei começa a vigorar em 2012. Em fevereiro de 2009, a União Européia decidiu eliminar, a partir de setembro de 2009, lâmpadas convencionais de 100 W. Austrália e Canadá aprovaram leis para incentivar o uso de lâmpadas fluorescentes compactas...)
DECRETO Nº 5.940, DE 25 DE OUTUBRO DE 2006. Institui a separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta, na fonte geradora, e a sua destinação às associações e cooperativas dos catadores de materiais recicláveis, e dá outras providências.
Etiqueta informa eficiência energética da lâmpada (A partir desta quinta-feira (13/12/2007), as lâmpadas fluorescentes eletrônicas terão obrigatoriamente que apresentar selo de qualidade para serem comercializadas,... Produtos sem a etiqueta deverão ser retirados das prateleiras.)
Fact sheet on mercury and compact fluorescent lamps (CFLs – Energy Saving Light Bulbs) (Health Protection Agency)
Philips, Greenpeace, e lâmpadas economizadoras
LEGISLAÇÃO AMBIENTAL DE INTERESSE DO SETOR ELÉTRICO
Manual de Descarte de Lâmpadas de Iluminação Pública
Mercury vapour from energy saving lightbulbs no threat to public health, say scientists (Health Protection Agency, 14 September 2009)
Only in America: The "Light Bulb Freedom of Choice Act" (Parece piada, mas não é.)
Proposta para o gerenciamento dos resíduos de lâmpadas fluorescentes
questão do mercúrio em lâmpadas fluorescentes, A |
Mensagem original.
Sent: Wednesday, May 26, 2010 3:34 PM Subject: Aviso do Ministério da Saúde Britânico vale a pena divulgar
SÓ É DE LAMENTAR NÃO SER O NOSSO MINISTÉRIO A FAZER O ALERTA
Atenção às lâmpadas de baixo consumo. Se alguma se partir, devem seguir as instruções do Ministério da Saúde britânico, que junto, para evitarem os graves danos causados pelo mercúrio :
Aviso do Ministério da Saúde Britânico sobre as lâmpadas economizadoras de energia
Estes tipos de lâmpadas que são chamadas de poupança de energia ou lâmpadas de baixa energia, se elas se partem causam sério perigo! Tanto que todos vão ter que sair da sala, pelo menos, durante 15 minutos.
Porque elas contém mercúrio (venenoso), que causa a enxaqueca, a desorientação, os desequilíbrios e diferentes outros problemas de saúde quando inalado.
E muitas pessoas com alergias, causa-lhes a condição de pele e outras doenças graves apenas tocando esta substância ou inalando.
Devem ser limpos através de vassoura ou escova normal e mantidos num saco lacrado e jogado bem fora de casa no lixo para materiais perigosos.
Além disso, o ministério alertou para não limpar os restos da lâmpada partida, com o aspirador de pó, pois iria espalhar a contaminação para outros lados da casa quanto estiver a usar o aspirador de pó novamente
Aviso: O mercúrio é perigoso, até mais venenoso que o chumbo ou arsénio!!

|
De volta em março de 2012.
date: Thu, Mar 22, 2012 at 11:56 AM subject: LÂMPADAS ECONÔMICAS
LÂMPADAS ECONÔMICAS
Aviso URGENTE do Ministério da Saúde Britânico
(SÓ É DE LAMENTAR NÃO SER O NOSSO MINISTÉRIO A FAZER O ALERTA)
Atenção às lâmpadas de baixo consumo. Se alguma se partir, devem seguir as instruções do Ministério da Saúde britânico:
(As imagens se repetem.)
Aviso do Ministério da Saúde Britânico sobre as lâmpadas economizadoras de energia
Estes tipos de lâmpadas que são chamadas de poupança de energia ou lâmpadas de baixa energia, se elas se partem causam sério perigo! Tanto que todos vão ter que sair da sala, pelo menos, durante 15 minutos. Porque elas contém mercúrio (venenoso), que causa a enxaqueca, a desorientação, os desequilíbrios e diferentes outros problemas de saúde quando inalado.
Em muitas pessoas com alergias, causa-lhes a condição de pele e outras doenças graves apenas tocando esta substância ou inalando.
Devem ser limpos através de vassoura ou escova normal e mantidos num saco lacrado e jogado fora de casa no lixo para materiais perigosos.
Além disso, o ministério alertou para não limpar os restos da lâmpada partida, com o aspirador de pó, pois iria espalhar a contaminação para outros lados da casa quanto estiver a usar o aspirador de pó novamente
Aviso: O mercúrio é perigoso, até mais venenoso que o chumbo ou arsénio!! |
| Siga pulhas virtuais no Twitter
Serviço Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos Netiqueta
Dicas Arquitetando Coelhos e coelhinhos Deixando Rastros Guia do rock! Refletindo |