| 
| Lenda
Abaixo-assinado pela paz mundial |
Desde os atentados ocorridos em Nova Iorque e Washington no dia 11 de setembro de 2001 a Internet foi invadida por diversas histórias fazendo referência a esse fato.
As mensagens mais divulgadas são: - a suposta profecia de Nostradamus (as eternas profecias sobre o passado :)
- o vídeo supostamente forjado pela CNN e
- um abaixo-assinado a ser encaminhado à ONU - Organização das Nações Unidas.
Muita gente, preocupada com a retaliação dos EUA contra os supostos autores do atentado, dá seguimento a uma mensagem pedindo a interferência da ONU junto aos EUA para eles não invadirem o Afeganistão.
A mensagem e o pedido são absolutamente inócuos. O único resultado concreto do envio deles é a sobrecarga dos servidores da rede. Nada mais.
Pra quem se toca com a mensagem e seus justos apelos pela paz fica a pergunta: com quantas assinaturas a ONU ficaria sensibilizada a ponto de interferir junto aos EUA pedindo que, por favor, não ataquem o Afeganistão? Dois milhões de assinaturas? Cinco milhões? Cem milhões?
Reconhecendo a sua incapacidade de fazer alguma coisa em favor da paz, a ONU, em 26 de janeiro de 2002, dizia ao interessado na paz mundial para ele entrar em contato com o governante do seu próprio país e com os representantes do seu país junto à ONU para que ELES expressem as preocupações do missivista.
Ou seja:
"Therefore, if individuals really want their voices heard by these decision-makers, they should contact their governments and mission to the UN to express concerns and views. (We would discourage mass correspondence through emails though!). Permanent Missions to the United Nations |
Em agosto de 2002, o URL http:// www.unicwash. org/index.htm não mais continha esse texto.
Em outubro de 2002, aviso semelhante voltou a ser exibido diante de uma nova onda de abaixo-assinados.
Existem vários sítios dedicados à manutenção de páginas de apoio, de protestos e de reivindicação de direitos. Um deles mantem uma página que se propõe a lutar contra a retaliação dos Estados Unidos contra o Afeganistão. Essa petition, como eles chamam, deverá ser encaminhada ao senhor George W. Bush, presidente dos Estados Unidos. Acho que a petition não vai chegar em tempo.
O objetivo dela é obter 1.000.000 de assinaturas virtuais. No dia 26 de janeiro de 2002, ela possuía 7.035 assinaturas. Faltavam 992.965. Mesmo se obtiverem algo próximo a um milhão, ela chegará tarde demais, pois muitas bombas foram lançadas e muitos afegãos que não tinham nada a ver com o senhor Bin Laden, acusado de comandar os ataques de 11 de setembro de 2001, já morreram, inclusive crianças.
Em 10 de novembro de 2002, havia 7.185 assinaturas. O prazo previsto para o encerramento das assinaturas é 09 de dezembro de 2002. Faltam, portanto, 992.815 assinaturas. Clique aqui para ver a petition.
O Conselho de Segurança da ONU
Um dos órgãos integrantes da ONU é o Conselho de Segurança. Ele tem como responsabilidade a manutenção da paz mundial e pode ser convocado a qualquer hora do dia ou da noite sempre que a paz for ameaçada.
O Conselho de Segurança é composto de 15 países-membros: cinco são membros permanentes e os outros 10 são eleitos pela Assembléia Geral e têm mandato de dois anos.
Os membros permanentes são: Estados Unidos da América, Federação Russa, França, Reino Unido e China. Além do direito ao voto, eles têm o direito ao veto. E quem são os outros dez membros? Alemanha, Angola, Bulgária, Camarões, Chile, Espanha, Guiné, México, Paquistão, e Síria . Alguns desses países têm assento no Conselho de Segurança até 31 de dezembro de 2003. Outros, até 31 de dezembro de 2004.
Em outubro e novembro de 2002, circularam duas versões de abaixo-assinados, uma em inglês e outra em português, falando de uma possível eclosão da Terceira Guerra Mundial. Em sua página, a ONU informa:
Note: We have learned that there is a new petition circulating that claims to have been started by our office -- we have not, nor have we ever, initiated any petition. |
Ou seja: a Onu jamais promoveu abaixo-assinado pedindo pela paz mundial.
Veja também Mensagens com abaixo-assinados: ineficazes, inócuas e inconseqüentes.
Em janeiro de 2003, uma das versões circulava com o texto em português, inglês, francês e espanhol. Desta vez, a mensagem pedia apoio contra a guerra anunciada pelos Estados Unidos. Desta vez, depois de "pacificado" o Afeganistão, o alvo é o o Iraque.
Mensagem original.
Lista ONU Os Estados Unidos estão a ponto de declarar a guerra, por causa do terror vivido durante a manhã de terça-feira, 11 de setembro. A ONU está recolhendo assinaturas para evitar esse trágico acontecimento mundial. Se você é a favor da paz, por favor, COPIE este e-mail em uma nova mensagem, ASSINE no final da lista que está na seqüência deste texto e ENVIE-O às pessoas de sua lista de endereços. Caso você receba esta lista com mais de 500 nomes, por favor, envie uma cópia da mensagem a: unicwash@unicwash.org Se você decidir não assinar, por favor, não elimine essa petição. Envie a seus conhecidos para que eles possam colaborar em favor da PAZ MUNDIAL. |
Enquanto essa mensagem circulava pela rede, surgia outra falando de contaminação, pelo vírus Nimda, de quem fosse até o sítio da ONU ou de quem mandasse o abaixo-assinado para o endereço indicado.
Não houve nada disso. Nenhum computador foi contaminado de nenhuma dessas formas. E mais: nenhum computador é contaminado por enviar mensagem. Ele pode se contaminar ao receber uma mensagem contendo vírus ou ao acessar um sítio contaminado.
A ONU, que nada pôde fazer para evitar o bombardeio do Afeganistão, certamente sabe tomar as precauções adequadas para impedir a contaminação de suas páginas.
Apenas num ponto o criador dessa mensagem fala algo certo. Quando ele afirma: "não repassem essa lista caso a recebam". Infelizmente, muita gente não levou esse pedido muito a sério.
O que houve foi uma mentira tentando esvaziar uma abaixo assinado ineficaz. Portanto, empate.
Texto da mensagem tentando desqualificar o abaixo-assinado.
Aviso de precaução Está circulando na Internet um Email "lista": um pedido de paz, que solicita que quando a lista estiver com uma determinada quantidade de assinaturas, que seja enviada para um determinado endereço de email das Nações Unidas ... O endereço de email indicado é o "unicwash@unicwash.org" ... O site da Internet relacionado é o "unicwash.org" ... ATENÇÃO: É tudo falso !!! A "coisa" é muito mal intencionada !!! O objetivo disso tudo é apenas infectá-los com o vírus "Nimda". Não enviem email para aquele endereço e não acessem o site ! E claro ... não repassem essa lista caso a recebam !!! Já está providenciada a denúncia desse site para o organismo responsável e vamos torcer para que eles sejam retirados "do ar" bem depressa ! Recomendo que todos voces assumam a postura de primeiro duvidar e depois acreditar em TODA E QUALQUER lista que recebam, por mais bem intencionada que pareça !!! Se todos fizessem isso, teríamos uma Internet muito melhor e mais confiável. Caso realmente queiram participar de alguma lista que vierem a receber, recomendo que sempre que pesquisem muito bem os "sites" e "emails" relacionados antes de simplesmente repassar tais listas. |
| Siga pulhas virtuais no Twitter
Serviço Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos Netiqueta
Dicas Arquitetando Coelhos e coelhinhos Deixando Rastros Guia do rock! Refletindo |