O texto da mensagem diz que internautas brasileiros serão banidos da Internet a não ser que baixem um programa que auto-libera acesso mesmo com uso de softwares piratas. O Presidente da República teria assinado um tratado que favorece empresas de softwares a ter suas garantia sobre a originalidade de seus produtos.
Originalidade de seus produtos? O que isto significa? Tem algo a ver com direitos autorais?
Não importa. O fato é que o texto assegura tratar-se de mais uma tentativa de golpe. O linguajar é próprio dos spammers-vigaristas:
ter suas garantia
softwares pirata
poderá ter ou ser banido
Já existe ... programas que auto-liberam
E mais uma frase sem nenhum sentido: Brasileiros são os maiores internautas do mundo.
O programa que supostamente garante o acesso à Internet através de uma burla na verdade instala o Trojan-Downloader. Win32.Banload.bfn, TR/Dldr. Banload.bfn.14 ou Downloader. Banload.bfn, conforme denominação atribuída pelo fabricante de antivírus.
O programa malicioso encontrava-se hospedado em http://www.cnpm.free.fr/ components/ com_registration/ visualiza.exe. Antes de essa página abrir, há uma passagem de redirecionamento em http://ecolestmanvieunorrey.free.fr/ MamboV4.5.1b-Stable_free/ components/com_rsgallery/ backup.htm.
O nome da Microsoft sobre fundo azul é chupado de http://i2.microsoft.com/ h/all/i/ms_masthead_ 10x7a_ltr.jpg e a imagem "burle ou fique sem Internet" encontrava-se hospedada em http://www.certificatersoft. com/xp.gif.