Recife Rock!

Quatrocantos.comLendas e folclore da Internet. As pulhas virtuais.

Desvendando lendas, hoaxes e mitos da Internet desde 1999. Lendas urbanas, pulhas virtuais, boatos, desinformação, teorias conspiratórias, mentiras, vírus, cavalos de troia, golpes e muitas outras coisas que vagam pela Internet.

Fale com a gente

79


Mais lendas

Índice alfabético
Índice cronológico


Anedotas
Animais
Astros
Auto-ajuda
BBB com vírus
Bancos
Cartas da Nigéria
Cavalos de tróia

Desastres
Dia Nacional
Drogas
Empresas
Falsos prêmios
Falsos vírus
Filhotes
Fotos & vídeos

Golpes
Golpe do emprego
(job scam)
Golpe do namoro
(romance scam)
Golpe nigeriano
(nigerian scam)
Lendas & empresas
Lendas urbanas
Loterias fajutas

Marketing viral
Meias-verdades
Microondas
Nostradamus

Pequenos golpes, grandes pilantras
Política & desinformação
Pulhas virtuais
Receita Federal
Reenvio
Religiões

Saúde
Sobrenatural
Telefone celular
Teorias conspiratórias
Trojans & golpes
Verdades
Vídeos & fotos

Identificação de pulhas
Lendas urbanas -1
Pulhas virtuais -1

NASA

Lenda

Os lápis dos russos e as canetas dos astronautas da NASA

A lenda procura ilustrar situações em que se buscam soluções complexas para problemas simples que poderiam ser resolvidos com facilidade e baixo custo. No caso em questão, nada mais falso.

Diz a mensagem: a NASA investiu milhões (ou bilhões) de dólares em pesquisas para criação de uma caneta a ser usada no espaço sideral. Enquanto isso, os russos continuaram a usar os lápis comuns, a grafite.

Os custos do projeto e do desenvolvimento da caneta espacial variam: 1 milhão, 1,5 milhão, 12 milhões, 241 milhões e 12 bilhões. Os valores são falsos.

Essa história é mais uma lenda, pois russos e americanos utilizaram lápis em suas viagens espaciais até serem criadas canetas especialmente para uso no espaço sideral.

Enquanto a nova caneta não estava disponível, o lápis foi usado por ser a única alternativa. Mas havia os riscos de acidentes e eles não eram pequenos.

Ao quebrar as pontas, pedaços de grafite ficavam a flutuar na cabine da espaçonave e poderiam causar acidentes se entrassem nos olhos e ouvidos dos astronautas.

Ou pior: se as pontas quebradas se alojassem nos circuitos eletrônicos poderiam provocar curtos circuitos de graves conseqüências. O lápis, portanto, foi usado enquanto não havia alternativa, pois ele mesmo poderia ser um fator de risco (sem trocadilhos ;))) e provocar acidentes.

A mensagem fala na empresa Andersen Consulting, hoje Accenture contratada pela NASA por 12 milhões de dólares.

Não foi a Accenture, mas a Fisher Space Pen Co que, em 1965, registrou a Patente # 3.285.228 da Anti-Gravity Pen. Os custos do projeto e do desenvolvimento da nova caneta foram todos bancados por essa empresa.

Depois de dois anos sendo testadas pela NASA, as novas canetas passaram a ser usadas pelos astronautas americanos a partir de outubro de 1968 na missão Apollo 7. Os russos também as adotaram a partir dessa época.

O texto contido na mensagem pretende ilustrar alguma técnica ou procedimento de busca de solução de problemas complexos. Os autores esqueceram, no entanto, de mencionar as variáveis mais importantes: o ambiente de uso, quem vai usar a solução, quem vai sofrer os impactos ou receber os benefícios da implementação da solução.

Pra quem fica aqui por baixo o lápis ou a lapiseira pode ser a solução ideal: o custo é baixo, vende-se em qualquer livraria, é de fácil manuseio, o traço é visível e pode ser apagado, apresenta-se em vários níveis de dureza.

Mas a grafite, além de ser condutora de eletricidade, ela quebra e o lápis possui o envoltório de madeira, um material combustível.

Quando a grafite quebra, em casa ou no escritório, não há nenhum problema causado pela ponta solta. A gravidade faz com que ela caia no chão ou na mesa e ela pode ser facilmente jogada na lixeira. Se ela for encontrada, é claro. E se não for encontrada, pior para ela :)))

Aqui na superfície da Terra o fato de a grafite usada para escrever, ser condutora de eletricidade é irrelevante assim como o fato de a madeira do lápis ser material combustível não tem muita importância.

Mas para quem necessita de um objeto para escrever e encontra-se num ambiente diferente do da Terra, como a bordo de naves espaciais em órbita, cercado de circuitos elétricos em que os riscos de incêndio e de propagação dele devem ser iguais a zero, aí as coisas ficam muito diferentes.


Mais:
History

The write stuff

Os leitores comentam.

Mensagem original.

Assunto: A Diferença entre "Foco no Problema" e "Foco na Solução"

Quando a NASA iniciou o lançamento de astronautas, descobriram que as canetas não funcionariam com gravidade zero.

Para resolver este "enorme" problema, contrataram a Andersen Consulting, hoje Accenture.

Empregaram uma década e 12 milhões de dólares, conseguiram desenvolver uma caneta que escrevesse com gravidade zero, de ponta cabeça, debaixo d'água, em praticamente qualquer superfície incluindo cristal e em variações de temperatura desde abaixo de 0 ate mais de 300 Celsius...

...Os russos utilizaram um lápis.


Nostradamus
Conto do bilhete premiado


Siga pulhas virtuais no Twitter


Serviço
Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos
Netiqueta


Dicas
Arquitetando
Coelhos e coelhinhos
Deixando Rastros
Guia do rock!
Refletindo

Antispam   Arquitetura on-line   Barcos à venda   Bandeiras dos estados brasileiros   Brasões dos estados do Brasil   Campo Formoso, terra de esmeraldas   Carnaval de Olinda   Jóias em prata   Imagens do Brasil
Lendas e folclore da Internet, as pulhas virtuais

Minerais
  Pedras preciosas   Vídeos   Sisal   Home
Todos os Direitos Reservados. Copyright Gevilacio Aguiar Coelho de Moura © 1999 - 2015. Quatrocantos.com, Quatrocantos.net.br. Reprodução permitida desde que informado o endereço (URL) desta página. As lendas, os boatos, os falsos vírus, golpes e histórias semelhantes são aqui divulgados da forma como chegam às nossas caixas de correio e não somos responsáveis pelo seu conteúdo nem tampouco por eventuais consequências da divulgação ou do seu uso indevido. Ajude a manter a Internet livre de spam, de boatos e de golpes: envie o URL desta página para quem enviou mensagem contendo a lenda aqui mencionada.