Recife Rock!

Quatrocantos.comLendas e folclore da Internet. As pulhas virtuais.

Desvendando lendas, hoaxes e mitos da Internet desde 1999. Lendas urbanas, pulhas virtuais, boatos, desinformação, teorias conspiratórias, mentiras, vírus, cavalos de troia, golpes e muitas outras coisas que vagam pela Internet.

Fale com a gente

643


Mais lendas

Índice alfabético
Índice cronológico


Anedotas
Animais
Astros
Auto-ajuda
BBB com vírus
Bancos
Cartas da Nigéria
Cavalos de tróia

Desastres
Dia Nacional
Drogas
Empresas
Falsos prêmios
Falsos vírus
Filhotes
Fotos & vídeos

Golpes
Golpe do emprego
(job scam)
Golpe do namoro
(romance scam)
Golpe nigeriano
(nigerian scam)
Lendas & empresas
Lendas urbanas
Loterias fajutas

Marketing viral
Meias-verdades
Microondas
Nostradamus

Pequenos golpes, grandes pilantras
Política & desinformação
Pulhas virtuais
Receita Federal
Reenvio
Religiões

Saúde
Sobrenatural
Telefone celular
Teorias conspiratórias
Trojans & golpes
Verdades
Vídeos & fotos

Identificação de pulhas
Lendas urbanas -1
Pulhas virtuais -1

Desinformação
Dilma quer acabar com os colégios militares?

Bandeira do Brasil.

Existem pessoas que têm o hábito de contar histórias fantasiosas e mentiras com a finalidade de denegrir pessoas e governos. Essas mentiras, propositadamente criadas, têm por objetivo jogar grupos políticos contra grupos políticos, entidades contra entidades, pessoas contra pessoas. Neste caso, pretende provocar insatisfações de modo que uma categoria profissional, os militares, se veja ameaçada e se crie situação propícia a reação contra algo que, na verdade, não existe.

A história brasileira registra muitos casos de mentiras que foram usadas como pretexto até para golpe de estado. Deixando de lado o golpe de primeiro de abril de 1964, situação típica é a do famoso Plano Cohen.

Quem conta a história é Hélio Silva no livro "A Ameaça Vermelha - O Plano Cohen" (Porto Alegre, L&PM, 1980). Na verdade, o livro é, em boa parte, transcrição de defesa elaborada pelo então coronel Olympio Mourão Filho perante Conselho de Justificação.

A história relatada é digna de um romance do gênero político-policial.

Logo no início, em "Explicação do Plano Cohen", Hélio Silva relata:

"A História do Brasil não registrou, felizmente, outro embuste, farsa, mentira, impostura, fraude, falsidade, felonia, traição, deslealdade, que se equipare em suas intenções pérfidas, de efeitos políticos calculados, além do Plano Cohen, atirado à face da nação em uma publicidade cavilosa nos jornais em 30 de novembro de 1937."

Difícil descrever a trama pérfida em poucas linhas.

Como medida de precaução quanto a essas e outras "notícias" é bom ficar atento ao que a imprensa publica todos os dias e também ao que circula pela Internet.

O texto da mensagem intitulada DILMA QUER ACABAR COM OS COLÉGIOS MILITARES que circula pela Internet, e também se abriga em páginas da web, tem autoria indefinida. Portanto, não é coisa a ser levada a sério.

O apelo
REPASSEM/ INFORMEM/ DIVULGUEM é mais um sinal de coisa que não serve para nada a não ser encher a caixa de mensagens com lixo.

É preciso ter cuidado ao ler jornais e revistas, ao ouvir noticiários uma vez que nem mesmo matéria com assinatura de pessoa conhecida pode ser considerada, de imediato, como verdade, apenas porque saiu num jornal numa revista, na televisão ou na Internet.

Veja o caso da suposta ONG Sociedade dos Amigos de Plutão (SAP). O autor, conhecido jornalista, mente descaradamente, muito embora a fantasia da ONG por ele inventada seja pouco crível. Mas é assim que se faz. Monta-se mentira enorme e o resíduo dela, mesmo de pequena monta, é capaz de comprometer pessoas e entidades envolvidas. Os tolos acreditam e são manipulados.

Nos tempos em que vivemos, tempos de liberdade de expressão, há pessoas e entidades que confundem essa liberdade com irresponsabilidade. Mentem, deturpam a verdade, criam o que chamam de factóides: falsas notícias sensacionalistas que chamam a atenção e permitem, através delas, direcionar o pensamento e ações de pessoas mais crédulas.

Dilma quer acabar com as escolas militares?

Não existe nenhum indício, nenhuma ação, nenhuma medida nem proposta nesse sentido. Trata-se de fantasia elaborada com o intuito de jogar militares desinformados contra a chefe do governo.

É verdade que existe rigorosa seleção para ingresso nos colégios, os cursos são ministrados em tempo integral - coisa inexistente nos outros colégios e universidades públicas. Seleção rigorosa e estudo em tempo integral são capazes de formar pessoal de bom nível.

O que diz o texto:

Agora, é necessário acabar com os COLÉGIOS MILITARES.

Apenas o autor da mensagem, que se esconde no anonimato, pensa em tal necessidade.



há a seleção pelo mérito e não pela lei do GERSON.

A lei de gerson surgiu nos idos de 1970 do século passado. Apenas como referência histórica: no período dos governos militares.

Gerson, famoso jogador da seleção de futebol, fez propaganda de um cigarro cuja mensagem era "Leve vantagem você também". O mote "leve vantagem" passou a ser associado a pessoa sem escrúpulos, sem caráter, de comportamento anti-ético, do tipo que passa por cima de todo mundo contanto que chegue na frente, na vantagem.

A propósito: a história do Plano Cohen revela que a lei de gerson já se encontrava latente em alguns setores do Brasil.


Lá se desenvolve o caráter do jovem

As personagens envolvidas na triste história do Plano Cohen estudaram
, ou seja em escolas militares.


BRIGAR CONTRA ESTE ABSURDO!

Isso é brigar contra moinhos de vento. Brigar contra fantasmas. Além de fantasmas, inexistentes.


REPASSEM/ INFORMEM/ DIVULGUEM, aproveitem que ainda PODE

Não repassem, não informem, não divulguem a mentira. Quem dá seguimento a mentiras termina com a credibilidade abalada.

e ainda há TEMPO!!!!

Tempo para quê?

Conclusão: nada existe que possa confirmar a extinção de colégios militares.

A imprensa como partido político

"A liberdade de imprensa é um bem maior que não deve ser limitado. A esse direito geral, o contraponto é sempre a questão da responsabilidade dos meios de comunicação e, obviamente, esses meios de comunicação estão fazendo de fato a posição oposicionista deste país, já que a oposição está profundamente fragilizada. E esse papel de oposição, de investigação, sem dúvida nenhuma incomoda sobremaneira o governo."

Palavras de Maria Judith Brito, presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ) e executiva do grupo Folha de São Paulo. (Jornal O Globo, 18 de março de 2010)

V. "A imprensa como partido político", Washington Araujo, 20/04/2010.

Portanto, quando ler alguma matéria nos jornais representados pela ANJ é indispensável considerar que se trata de opinião eivada de viés político, de oposição ao governo. Ou seja, vale tanto quanto qualquer comentário de político que, eventualmente, se encontre do lado da oposição. Vale tanto quanto notícia publicada em jornal de partido político ou em página da web de propriedade de partido político.

Houve uma época em que a imprensa se dividia em duas categorias:

1. imprensa de opinião: vinculada a partido político ou a entidade de natureza religiosa. É, por sua própria natureza e origem, parcial.

2. imprensa informativa: de caráter independente, tem por finalidade disseminar a informação de modo imparcial.

Hoje em dia, podemos dizer que há dois tipos de imprensa: a informativa e a de opinião, só que a informativa e imparcial não existe. Entendeu?



Mensagem original.

date: Mon, Nov 26, 2012 at 1:16 PM

DILMA QUER ACABAR COM OS COLÉGIOS MILITARES.

REPASSEM/INFORMEM/DIVULGUEM, aproveitem que ainda PODE e ainda há TEMPO!!!! A presidente Dilma Rouseff QUER ACABAR COM OS COLÉGIOS MILITARES.

Gente, tudo que presta, que contribui para o desenvolvimento do País, precisa ser destruído para que a mediocridade possa continuar a governar o Brasil. Agora, é necessário acabar com os COLÉGIOS MILITARES. São doze e, tradicionalmente, os melhores do Ensino Médio no Brasil. Estão reclamando porque lá se ensina a verdadeira história da Pátria. Lá não se enaltecem os destruidores do País. A raiva contra o IME, o ITA, as Academias Militares e os Colégios Militares é que são escolas de Excelência.

O s alunos destes estabelecimentos de Ensino são, competentes, disputados no mercado de trabalho pelas seguintes razões: são responsáveis, preparados, disciplinados, cumpridores do dever, aprenderam que ser honesto é uma obrigação do cidadão, são leais aos seus superiores e sabem comandar e obedecer. Nos COLÉGIOS MILITARES, há a seleção pelo mérito e não pela lei do GERSON.

Lá se desenvolve o caráter do jovem, ensinando os valores que dignificam o homem. Os Colégios Militares formam uma boa parte da elite pensante brasileira.

É PRECISO DIVULGAR, BRIGAR CONTRA ESTE ABSURDO!

 

Golpe



03 de dezembro de 2012


Siga pulhas virtuais no Twitter


Serviço
Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos
Netiqueta


Dicas
Arquitetando
Coelhos e coelhinhos
Deixando Rastros
Guia do rock!
Refletindo

Antispam   Arquitetura on-line   Barcos à venda   Bandeiras dos estados brasileiros   Brasões dos estados do Brasil   Campo Formoso, terra de esmeraldas   Carnaval de Olinda   Jóias em prata   Imagens do Brasil
Lendas e folclore da Internet, as pulhas virtuais

Minerais
  Pedras preciosas   Vídeos   Sisal   Home
Todos os Direitos Reservados. Copyright Gevilacio Aguiar Coelho de Moura © 1999 - 2015. Quatrocantos.com, Quatrocantos.net.br. Reprodução permitida desde que informado o endereço (URL) desta página. As lendas, os boatos, os falsos vírus, golpes e histórias semelhantes são aqui divulgados da forma como chegam às nossas caixas de correio e não somos responsáveis pelo seu conteúdo nem tampouco por eventuais consequências da divulgação ou do seu uso indevido. Ajude a manter a Internet livre de spam, de boatos e de golpes: envie o URL desta página para quem enviou mensagem contendo a lenda aqui mencionada.