Recife Rock!

Quatrocantos.comLendas e folclore da Internet. As pulhas virtuais.

Desvendando lendas, hoaxes e mitos da Internet desde 1999. Lendas urbanas, pulhas virtuais, boatos, desinformação, teorias conspiratórias, mentiras, vírus, cavalos de troia, golpes e muitas outras coisas que vagam pela Internet.

Fale com a gente

523


Mais lendas

Índice alfabético
Índice cronológico


Anedotas
Animais
Astros
Auto-ajuda
BBB com vírus
Bancos
Cartas da Nigéria
Cavalos de tróia

Desastres
Dia Nacional
Drogas
Empresas
Falsos prêmios
Falsos vírus
Filhotes
Fotos & vídeos

Golpes
Golpe do emprego
(job scam)
Golpe do namoro
(romance scam)
Golpe nigeriano
(nigerian scam)
Lendas & empresas
Lendas urbanas
Loterias fajutas

Marketing viral
Meias-verdades
Microondas
Nostradamus

Pequenos golpes, grandes pilantras
Política & desinformação
Pulhas virtuais
Receita Federal
Reenvio
Religiões

Saúde
Sobrenatural
Telefone celular
Teorias conspiratórias
Trojans & golpes
Verdades
Vídeos & fotos

Identificação de pulhas
Lendas urbanas -1
Pulhas virtuais -1

Arkhos Biotechnologies

Arkhos Biotech quer privatizar a Amazônia

Veja o vídeo.

Pois é isso mesmo: multinacional de nome Arkhos Biotechnologies quer privatizar a Amazônia. Será melhor para todos, diz o porta-voz dela. Afinal de contas, a Amazônia pertence ao mundo.

Mas tal afoiteza não passou em branco. Protestos contra a empresa foram feitos durante visita de presidente dos EUA. Centenas, ou milhares, de pessoas protestaram em frente ao hotel onde o presidente se hospedou.

Senador do PSDB, partido que patrocinou as privatizações na década de 90, pronunciou veemente(!) discurso no Senado Federal protestando contra a atitude da empresa. Infelizmente, as declarações de sua excelência não mais encontram-se disponíveis. Ao tentar ler o discurso, deparamos com a seguinte mensagem:

The resource cannot be found.
Description: HTTP 404. The resource you are looking for (or one of its dependencies) could have been removed, had its name changed, or is temporarily unavailable. Please review the following URL and make sure that it is spelled correctly.

Requested URL: /noticias/ultimas/verNoticiaUltimas.aspx

Imaginem só, ao tentar localizar discurso contra a privatização da Amazônia, vê-se aviso em inglês. No sítio do Senado Federal.

No Senado Federal, na Câmara dos Deputados, em jornais e em sítios da Internet: o protesto foi generalizado. Além de deputada federal, de governador e de senador, jornalistas, deputados e deputadas estaduais e muitos do chamado "público em geral", todos se uniram em defesa da Amazônia e abominando mais um crime contra a soberania nacional.

A página da Arkhos Biotechnologies ou Arkhos Biotech existe. Os filmes existem. A empresa não existe.


Trata-se de campanha criada pela AMBEV, fabricante de cerveja e de refrigerantes, apoiada em marketing viral. A empresa cria o filme, joga na rede e internautas indignados enviam o filme adiante. A divulgação do produto corre fácil e sem custo para o anunciante.

A Antarctica diz que

"... aderiu a uma ferramenta de marketing inovadora e diferenciada, o ainda pouco explorado alternate reality games (ARGs), jogo que convida os consumidores da marca a desvendar um mistério. A ação gira em torno da fórmula secreta do Guaraná Antarctica. A personagem vilã do jogo é a Arkhos Biotech, uma empresa que declara a intenção de transformar a Amazônia numa reserva sob controle privado. A história é fictícia, mas espelha uma preocupação real do Guaraná Antarctica em relação à preservação da Amazônia, região de origem do fruto do guaraná. Essa é uma ação pioneira no Brasil, realizada em parceria com a Editora Abril."

O vídeo e a campanha foram lançados em 2007, mas quatro anos depois ainda é motivo de preocupação.

Mas não há necessidade de se preocupar com a Arkhos Biotech e seus interesses excusos. É tudo ficção. Quer dizer, a empresa é fictícia. Sendo fictícia, não pode ter interesse na Amazônia. Mas empresas reais, travestidas de ONG ou usando outros disfarces e também sem disfarce nenhum, têm, de fato, interesse na Amazônia.

Mais.

Empresa dos EUA propõe privatizar a Amazônia

Jogo virtual confunde agência, senador e deputada

Marketing Viral e o Guaraná da Amazônia, O

Mico federal

Monarquia inglesa lança ofensiva na Amazônia

vídeo que vende a Amazônia e a consciência nacional, O

 

Décimo

 


Siga pulhas virtuais no Twitter


Serviço
Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos
Netiqueta


Dicas
Arquitetando
Coelhos e coelhinhos
Deixando Rastros
Guia do rock!
Refletindo

Antispam   Arquitetura on-line   Barcos à venda   Bandeiras dos estados brasileiros   Brasões dos estados do Brasil   Campo Formoso, terra de esmeraldas   Carnaval de Olinda   Jóias em prata   Imagens do Brasil
Lendas e folclore da Internet, as pulhas virtuais

Minerais
  Pedras preciosas   Vídeos   Sisal   Home
Todos os Direitos Reservados. Copyright Gevilacio Aguiar Coelho de Moura © 1999 - 2015. Quatrocantos.com, Quatrocantos.net.br. Reprodução permitida desde que informado o endereço (URL) desta página. As lendas, os boatos, os falsos vírus, golpes e histórias semelhantes são aqui divulgados da forma como chegam às nossas caixas de correio e não somos responsáveis pelo seu conteúdo nem tampouco por eventuais consequências da divulgação ou do seu uso indevido. Ajude a manter a Internet livre de spam, de boatos e de golpes: envie o URL desta página para quem enviou mensagem contendo a lenda aqui mencionada.