Desvendando lendas, hoaxes e mitos da Internet desde 1999. Lendas urbanas, pulhas virtuais, boatos, desinformação, teorias conspiratórias, mentiras, vírus, cavalos de troia, golpes e muitas outras coisas que vagam pela Internet.
Aviso aos brasileiros: quarta frota norte-americana encontra-se fundeada na baía de Santos.
Em janeiro de 2008, o noticiário internacional comentava a possibilidade de recriação da quarta frota norte-americana. Seria o retorno da US Navy às águas do Atlântico Sul.
Retorno não haveria, pois navios e submarinos norte-americanos jamais deixaram a região. Frotas norte-americanas sempre estiveram no litoral brasileiro como às vésperas do golpe de primeiro de abril de 1964, coisa amplamente conhecida e divulgada. Se recebia o nome de segunda ou de quarta frota, isso nada muda em termos de presença ou de ação.
A recriação da quarta frota norte-americana foi anunciada nos EUA em 24 de abril de 2008. Para o seu comando foi designado o almirante Joseph D. Kernan e a frota entrou em operação no dia primeiro de julho de 2008.
Pelo menos por enquanto o que acontece é uma medida burocrática, pois nenhum novo equipamento foi adicionado à marinha norte-americana. O que não significa que não sejam criados, em seguida, novos cargos, que sejam adquiridos novos submarinos, aviões, porta-aviões e outras coisas essenciais à intimidação e à guerra.
Segundo a Americas Society (AS) a ação da frota envolve assistência humanitária, apoio às operações contra o narcotráfico e tem a ver com a preocupação dos EUA quanto a alguns governos da América Latina.
No original:
While the fleet’s goal involves humanitarian assistance and support for counternarcotics operations, its reactivation drew concern from some Latin American governments.
Humanitarian assistance : assistência humanitária semelhante a que vêm executando no Iraque? Semelhante à assistência humanitária que levaram ao Afeganistão?
Notícia divulgada em julho de 2011 relata a assistência humanitária dos EUA no Paquistão. A CIA forjou campanha de vacinação para recolher amostras de sangue para confrontar com a de Osama Bin Laden, morto em maio de 2011.
A notícia acrescenta: "...o objetivo era conseguir amostras de DNA de membros da família do líder da al-Qaeda, que seriam comparadas com as de uma irmã dele que morreu anos atrás nos Estados Unidos."
Operações contra o narcotráfico? Por que não cuidar dos consumidores locais, os responsáveis pela existência dos narcotraficantes?
Pois bem, dentro desse quadro, surge mensagem afirmando QUE FROTAS DE NAVIOS AMERICANOS ESTÃO EM ÁGUAS BRASILEIRAS, MAIS ESPECIFICAMENTE NA BACIA DE SANTOS.
Neste momento, setembro de 2008, a quarta frota americana não se encontra fundeada na baía de Santos.
É verdade que lá a PETROBRÁS DESCOBRIU O QUE POSSA SER A MAIOR JAZIDA DE PETRÓLEO DA HISTÓRIA .
Também é verdade que a Casa Branca, atualmente ocupada pela oil gang, fareja de longe the sweet smell of petroleum. E logo o petróleo fica sujo de sangue.
Mas daí a ver a quarta frota da marinha norte-americana na baía de Santos é outra história.
A matéria de El Clarin, publicada em 14 de julho de 2008, diz que a quarta frota
" ...
Volvió a actuar por unos días en 1964, durante el golpe de Estado a Joao Goulart.
Varios buques de la Armada estadounidense se posicionaron en la bahía de Santos (estado de San Pablo) para actuar ante una eventual resistencia frente a la deposición del ex mandatario."
Isso é história sabida e conhecida.
Parte da segunda frota norte-americana atuou no litoral do Brasil, nos primeiros meses de 1964, para dar apoio aos golpistas e, nessa época, esteve na baía de Santos esperando oportunidade para agir.
A frota suspendeu sua presença mais visível, pois percebeu que os golpistas dariam conta do serviço e ela seria desnecessária.
Agora em 2008, quarenta e quatro anos depois do golpe, a Petrobrás descobre petróleo na baía de Santos onde navios da US Navy aportaram há mais quatro décadas
Uma coisa nada tem a ver com a outra.
O que houve foi uma leitura desatenta e descuidada da matéria publicada no jornal argentino El Clarín.
Mas ninguém deve ter dúvidas de que os norte-americanos precisam de guerra e de petróleo.
Precisam da guerra para movimentar a indústria bélica deles. E precisam de petróleo para suprir as necessidades das forças armadas.
É improvável que o presidente a ser eleito no final de 2008 faça mudanças radicais na política dos EUA especialmente na política expansionista e de rapinagem das reservas de petróleo do mundo.
"Na última década, os Estados Unidos aumentou a ajuda e treinamento militar para oficiais da América Latina, para combater o "populismo radical" - um conceito que, no contexto latino-americano, chega a arrepiar.
O treinamento militar está sendo mudado do Departamento de Estado do Pentágono, eliminando diretivas de direitos humanos e democracia sob supervisão constante do congresso, sempre amenas, mas que pelo menos podiam conter os abusos mais graves.
A Quarta Frota americana, desativada em 1950, foi reativada em 2008, pouco depois da invasão do Equador pela Colômbia, com responsabilidade pelo Caribe, América Central e do Sul, e águas circundantes."
Suas "várias operações" incluem ações contra o tráfico, "cooperações de segurança, interação paramilitar e bilateral e treinamento multinacional", dizia o anúncio oficial.
LEIAM COM MUITA ATENÇÃO ESSE E-MAIL... O JORNAL ARGENTINO EL CLARÍN NOTICIOU HOJE QUE FROTAS DE NAVIOS AMERICANOS ESTÃO EM ÁGUAS BRASILEIRAS, MAIS ESPECIFICAMENTE NA BACIA DE SANTOS (JUSTAMENTE ONDE A PETROBRÁS DESCOBRIU O QUE POSSA SER A MAIOR JAZIDA DE PETRÓLEO DA HISTÓRIA).
O PRESIDENTE LULA JÁ PEDIU EXPLICAÇÕES AOS EUA, MAS ATÉ AGORA NÃO OBTEVE NENHUMA RESPOSTA. O MAIS INCRÍVEL É QUE A IMPRENSA BRASILEIRA NÃO NOTICIA ABSOLUTAMENTE NADA SOBRE O ASSUNTO.
ORA, LEMBRO VOCÊS QUE A IV FROTA AMERICANA - A QUE ESTÁ NA BACIA DE SANTOS - É A MESMA QUE BOMBARDEOU OS NAVIOS MERCANTES BRASILEIROS NO NORDESTE, NA DÉCADA DE 40, ACUSANDO A ALEMANHA PELO FEITO - A FIM DE QUE O PRESIDENTE GETÚLIO VARGAS ADERISSE À II GUERRA MUNDIAL. ELA TAMBÉM ESTEVE PRESENTE AQUI NA DE´CADA DE 60, QUANDO DO GOLPE DE 64, DANDO APOIO LOGÍSTICO E MILITAR AO MESMO.
PORTANTO, OLHOS ABERTOS... INFORMEM A TODOS QUE PUDEREM, POIS PROVAVELMENTE ALGO MUITO SÉRIO ESTÁ POR ACONTECER E NÃO É JUSTO QUE O POVO BRASILEIRO FIQUE SEM SABER DISSO.
Um abraço, até mais.
Mais política, mentiras, desinformação e contra-informação.